terça-feira, 17 de julho de 2007

Introdução

Diante da atual situação ambiental vemos que algo precisa ser feito. Fazer parte do Greenpeace ou do WWF pode ajudar. Mas será que apenas isso pode mudar o mundo? Certamente não, é necessário que tomemos algumas simples atitudes ou criarmos alguns hábitos. Podemos ajudar a natureza de diversas formas:
* Economizando água => Sempre quando tomarmos banho devemos utilizar o mínimo possível de água. Em alguns países, a água que usamos no banho é reutilizada na água do vaso sanitário.
* Evitando a poluição => Para motoristas, é interessante fazer um rodízio, como ocorre às vezes em São Paulo. Cada dia da semana uma pessoa usa o carro e leva os companheiros de trabalho, além de economizar dinheiro, colabora para poluir menos.
Visando reduzir a emissão de gazes poluidores na atmosfera, o governo criou um ótimo benefício para possuidores de GNV (gás natural veicular). Quem tem um kit desses instalado e homologado em seu veículo, também tem um desconto de 75% no IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores). Ótima iniciativa . Pois o motorista economiza muito dinheiro, e também o ar. Desnecessário dizer que o IPVA nem era para ser cobrado (por causa das condições das vias), porém, já que é cobrada, essa iniciativa se transformar em uma das melhores no âmbito governamental.
* Evitando o desmatamento => O desmatamento ilegal é uma triste realidade no Brasil. Corriqueiramente vemos que a floresta amazônica ("o pulmão do mundo") está caminhando para se tornar um deserto. Madeireiros cortam árvores que não poderiam cortar. Quando cortam a árvore permitida, fazem demasiadamente. Devemos ser totalmente contra o desmatamento, mesmo o legal. O ideal seria que a cada árvore derrubada, duas fossem plantadas. E de preferência, em um local próprio para isso, livrando nossas matas de tal crueldade. Devemos denunciar todo e qualquer tipo de desmatamento.
Mas o governo também poderia dar mais valor ao que ainda temos...
Fazendo nossa parte, estaremos zelando pelo que é nosso, devemos fazer o possível e o impossível, pois há pessoas que acham desnecessária essa luta contra a poluição e outros danos à natureza. É triste ouvir o presidente chinês dizer que não vai impedir o crescimento do país para ajudar a natureza. É "doloroso" ver países fora do protocolo de Kyoto. Em especial os EUA, atualmente, segundo maior poluidor já que a China agora é a primeira... , infelizmente, a China conseguiu esse vergonhoso primeiro lugar por poluir mais e não pelos EUA diminuírem a poluição em seu território.
O nosso blog mostrará avanços tecnológicos direcionados a salvação da natureza, enfatizando a Semana de ciência e tecnologia.

Nenhum comentário: