quarta-feira, 18 de julho de 2007

Formalidade x Informalidade

Algumas vezes ouvimos algumas pessoas falando palavras que achamos que estão erradas como no exemplo:
“Ta na cara que eles não teve peito de encará os ladrão.”(1)
“Obviamente faltou-lhes coragem para enfrentar os ladrões”.(2)

As duas frases dizem a mesma coisa, se qualquer pessoa que seja falante do nosso idioma pode entende-las perfeitamente, mas para alguns a frase correta seria a 2 e a 1 errada.
Alguns critérios são usados para determinar o que é certo e o que é errado dentro de um mesmo idioma como a classe social os falantes são levados a aceitar como “correto” o modo de falar do segmento social que, em conseqüência de sua privilegiada situação econômica e cultural, tem maior prestigio dentro da sociedade. Assim, o modo de falar desse grupo social passa a servir de padrão, enquanto as demais variedades lingüísticas, faladas por grupos sociais menos prestigiados, passam a ser consideradas “erradas”.


Nos textos a seguir observa-se o emprego de algumas palavras empregadas no texto 1 que ficariam melhor como as substituídas no texto 2, já que o texto será exposto para outras pessoas.


Texto 1
Nesses últimos tempos só se ouve falar em resolver o problema do aquecimento global um assunto que em destaque na mídia, principalmente depois do live earth virou modinha o assunto, mas o aquecimento global nada mais é do que a conseqüência da poluição do homem com o meio ambiente. E o que acontecendo nada mais é do que a resposta da natureza contra o desrespeito do homem com a natureza. E pra resolver a questão do aquecimento não basta ir no live earth tem que fazer sua parte não desperdiçar água, não gastar energia à toa e não jogar lixo nos rios, lagos, mares, nem no chão.

Texto 2
Ultimamente ouve-se falar em resolver a questão do aquecimento global, um assunto que vem se destacando na mídia, principalmente após o live earth o assunto está virando moda, mas o aquecimento global nada mais é do que a conseqüência da poluição do homem com o meio ambiente.O aquecimento é na verdade a resposta da natureza contra o desrespeito do homem com ela. E para resolver esta questão não basta ir ao live earth precisa-se fazer a sua parte como não desperdiçar água, não gastar energia à toa e não jogar lixo nos rios, lagos, mares, nem no chão.


No primeiro texto a linguagem está de forma informal
Repetição de palavras em azul
tá e pra no lugar de está e para em vermelho
As palavras em itálico e negrito foram substituídas por outras no texto 2 para que o texto ficasse um pouco mais formal.

Nenhum comentário: